O que ocorre com a pele durante o climatério?
Com a queda gradativa dos hormônios estrogênio e progesterona com a chegada do climatério, a pele está sujeita a sofrer alterações estruturais profundas, entre elas a diminuição da produção das fibras de elastina e de colágeno que compõem a trama de sustentação da pele; a redução do fluxo de sangue pelos vasos e diminuição da capacidade de retenção de água pelas células; desaceleração da atividade das glândulas sebáceas e sudoríparas que produzem um “filme” de proteção na superfície da pele.
O desequilíbrio hormonal típico desta fase, que favorece a predominância de hormônios androgênicos, além de tornar a pele mais oleosa e sujeita à acne, ainda é responsável pelo aparecimento de pelos em regiões não características em pessoas do sexo feminino.
Fatores do envelhecimento do corpo e fatores externos, tais como, alimentação, sedentarismo, estresse, exposição aos raios UV, tabagismo, consumo de bebida alcoólica e de açúcares em excesso também contribuem diretamente com o surgimento de alterações e com o processo de envelhecimento da pele.
Quais as principais características da pele durante o climatério?
- ressecamento;
- afinamento;
- redução da elasticidade;
- aumento da flacidez;
- acentuação de rugas e manchas;
- surgimento de acne.
Como cuidar da pele no climatério?
A vivência do climatério é uma oportunidade para fortalecer quem se é ao voltar o olhar para si.
As autopercepções são importantes para que você conheça melhor o seu corpo e encontre caminhos para mantê-lo saudável.
Desta forma, existem estratégias que ajudam a manejar as alterações que surgem no climatério para que a saúde e o bem-estar sejam preservados e a integridade da pele também.
Hidratação
Se o ressecamento é uma das características da pele no climatério, então, fica o ponto de atenção para reforçar a hidratação durante o skincare. Uma boa dica é aplicar séruns e/ou cremes faciais com ativos altamente hidratantes.
A hidratação de dentro para fora também conta. Tenha o hábito de beber água (multiplicar 35ml pelo seu peso), e não esqueça dos minerais (presentes em alguns alimentos, frutas e repositores de eletrólitos) que auxiliam a hidratação.
Proteção
Já para proteger a pele dos raios Uvs, causadores do fotoenvelhecimento, manchas e câncer de pele, o uso do protetor solar é uma recomendação diária. Não se esqueça que sua pele também está exposta a radiações em outras situações, como a luz azul emitida pelos aparelhos eletrônicos.
Outra dica é usar viseiras, bonés ou chapéus e óculos de sol durante uma exposição mais prolongada aos raios solares, como por exemplo, na praia, banho de piscina, em uma caminhada ou em outras ocasiões ao ar livre.
Aporte de nutrientes
Colágeno, antioxidantes, vitaminas e minerais são nutrientes muito importantes para o nosso corpo. Além de uma dieta equilibrada, a complementação por meio de nutricosméticos e suplementos pode ser recomendada para reforçar a presença deles.
Cuidado com o açúcar!
Ainda, quando falamos em nutrição, precisamos salientar alguns nutrientes que prejudicam a pele, como o açúcar. Você já deve ter ouvido falar sobre os malefícios dele para a saúde, e para a pele não é diferente.
Quando o açúcar está em excesso no organismo, ele ocasiona um processo chamado glicação, que é quando suas moléculas se unem a proteínas fazendo com que elas não consigam ser reparadas, fiquem rígidas e com suas funções limitadas. Portanto, as fibras do colágeno podem ser “alvos” da glicação.
Sendo assim, para manter a pele com boa elasticidade, firmeza e viço é importante evitar o consumo excessivo de açúcar e de outros carboidratos de alto índice glicêmico.
Hábitos de vida saudáveis
Além de uma nutrição adequada, a prática regular de exercícios físicos, o gerenciamento de peso, o sono suficiente, a redução do estresse crônico, assim como evitar hábitos prejudiciais, como o tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, são estratégias que auxiliam a manutenção da saúde da pele.
Estética Regenerativa
Os tratamentos regenerativos oferecem uma nova esperança, reativando células antes consideradas inativas e promovendo uma melhoria visível na textura e elasticidade da pele.
Além do rejuvenescimento, os tratamentos regenerativos visam otimizar a hidratação, aumentar a elasticidade e melhorar os contornos faciais e corporais.
Os avanços na estética regenerativa não se limitam apenas à superfície da pele; eles promovem uma saúde cutânea integral, melhorando não apenas a aparência, mas também a função da pele. Com a utilização de técnicas inovadoras, como os exossomos, esses tratamentos estimulam o colágeno de forma eficaz, proporcionando resultados naturais e duradouros.
Importância do acompanhamento de uma enfermeira esteta
A enfermeira esteta não só compreende as mudanças fisiológicas desse período, mas também é capacitada para avaliar e implementar cuidados e tratamentos estéticos personalizados, respeitando as especificidades de cada mulher.
Além do cuidado da aparência, a profissional realiza o cuidado integral da saúde, promovendo qualidade de vida e bem-estar.
O acompanhamento contínuo permite monitorar a evolução da pele e ajustar os tratamentos conforme necessário, garantindo resultados mais eficazes e duradouros.
Nesse processo, o autocuidado e o autoconhecimento são priorizados, promovendo, assim, autoconfiança e autoestima.